domingo, 23 de setembro de 2007

ELEMENTOS PERIGOSOS

ESSES ELEMENTOS QUÍMICOS SÃO UM VENENO
(Desde que química é química, também há os efeitos prejudiciais)

Para se inteirar do que será este post, confira a charge de Maurício Ricardo, o dono do CHARGES.COM, que está logo abaixo:


E, para dar um embasamento ainda maior para o assunto (ou, simplesmente, para lhe explicar a charge animada, se você não entendeu), leia umas notícias retiradas do sítio do ESTADÃO:

02-08-2007/12:10 hrs: "A empresa Mattel está realizando um recall mundial de 1,5 milhão de brinquedos fabricados na China, porque sua tinta poderia conter chumbo demais. Este é o mais recente problema envolvendo produtos 'made in China'".
A notícia completa neste link.

14-08-2007/11:16 hrs: "Menos de duas semanas depois de fazer um recall de 1,5 milhão de brinquedos fabricados na China, a Mattel anunciou nesta terça-feira, 14, uma nova retirada de alguns de seus produtos do mercado, ao risco de pequenos e potentes ímãs e por causa de chumbo na pintura dos produtos".
A notícia completa neste link.

05-09-2007/08:17 hrs: "A fábrica de brinquedos Mattel anunciou um terceiro recall de produtos feitos na China, afirmando que recolherá mais de 800.000 unidades distribuídas em todo o mundo com níveis de chumbo proibidos".
A notícia completa neste link.

Percebe-se que o assunto foi "pano pra manga", ou "chumbo pra brinquedo chinês", se me permitem o trocadilho. Sabe-se que há muitos problemas com os produtos chineses; não se pode esquecer do lote de cremes-dentais com "defeito"; alguns comentam que não haveria como desenvolver um sistema de controle de qualidade para todos os produtos e em todas as indústrias num país que tem mais de 1 bilhão de pessoas e sua economia (e produtividade) cresce (obrigatoriamente) absurdamente. Não é a intenção aqui, no entanto, levantar uma discussão de cunho social; a situação é a química da coisa. Então, leia o que a revista SUPERINTERESSANTE, da editora ABRIL, publicou tempos atrás, a seguir:

"Os venenos não são exclusividade das cobras nem dos homicidas. Eles estão em todo canto: se ocultam nos brinquedos, nos objetos da casa e nos remédios.

ELEMENTO nº 1 - O antimônio
Como mata: Dificilmente alguém morre por tomar uma grande dose única de antimônio - o organismo a expele antes de o efeito ser fatal. São mais comuns as mortes por muitas doses pequenas.
Dose letal: Uma pessoa pode morrer com 120 mg, desde que tudo isso seja absorvido pelo corpo - algo muito improvável.

ELEMENTO nº 2 - O chumbo
Como mata: O chumbo é um veneno que se acumula no organismo humano - especialmente nos ossos. Ele interfere na produção de sangue, no sistema nervoso e no funcionamento dos rins. Os sintomas da intoxicação incluem insônia, alucinações, cegueira, obstrução intestinal e coma.
Dose letal: A tolerância ao chumbo varia de acordo com o indivíduo - e são raros os casos de morte por dose única. É consenso que uma pessoa com mais de 80 mg do metal por 100 ml de sangue está gravemente envenenada.

ELEMENTO nº 3 - O arsênio
Como mata: A primeira reação do corpo à intoxicação por arsênio é vomitar - mas geralmente a expulsão do veneno ocorre tarde demais para impedir o estrago. Tanto os vômitos quanto a diarréia são violentíssimos e, ao fim de um ou dois dias, a vítima pode morrer de falência cardíaca.
Dose letal: Varia muito de acordo com o indivíduo, já que o corpo pode desenvolver tolerância ao veneno.

ELEMENTO nº 4 - O tálio
Como mata: Dentro do nosso corpo, os íons de tálio "se fazem passar" por potássio - elemento essencial para o organismo. Eles se instalam nas células, cujo funcionamento é prejudicado. Isso ocorre principalmente no sistema nervoso: o resultado é insônia, depressão profunda e desejo de morrer. O tálio também ataca os testículos e o coração, e causa paralisia muscular.
Dose letal: 800 mg.

ELEMENTO nº 5 - O mercúrio
Como mata: Minutos depois da ingestão de uma grande dose, começam os vômitos e a diarréia. Em casos de intoxicação aguda, surgem lesões nos intestinos, fígado e boca. O envenenamento pode levar à falência renal e tem efeitos perversos no sistema nervoso: a pessoa se torna irritada, paranóica, sofre de tremores e fala e age como louca. A imagem folclórica do "cientista louco", segundo John Emsley, teve origem em casos reais de intoxicação por mercúrio: vazamentos do metal em laboratórios eram coisa comum.
Dose letal: Em geral, 200 mg são suficientes para matar.
"

REFERÊNCIA: SUPERINTERESSANTE, ed. 218, out. 2005.
OU NESTE LINK (a reportagem na íntegra).

Eu recomendo que você leia o restante da matéria, porque lá, você encontrará, ainda, o que são esses elementos químicos, onde se encontram nos nossos produtos, seu uso na medicina, fatos históricos, além de saber qual o livro que inspirou essa reportagem e muito mais.

Capacidade para nos matar, qualquer substância tem! Basta a água passar pelo túnel errado que morremos afogados. Também aprendemos que tudo em excesso mata! Evidentemente, uns têm um poder de envenenamento maior que outros. O ideal, mesmo, é usar com parcimônia cada substância de contato. E, a nós, químicos, cabe o desenvolvimento e certificação de maior controle sobre os materiais que nos ofereçam perigo. Afinal, não deixaremos de usar termômetros, gás de cozinha, baterias, etc.

Para encerrar, saiba você que a revista SUPERINTERESSANTE abriu seu arquivo de matérias. Isso mesmo! NESTE LINK, você encontrará todas as revistas desde outubro de 1987, quando foi lançada a primeira edição daquela que, hoje, conhecemos como "SUPER". Aproveitem!



Cabou-se por hoje.

sábado, 15 de setembro de 2007

H2OH! E SBQ-SUL 2007

DO QUE A QUÍMICA DE ALIMENTOS É CAPAZ
(Desenvolvimento de produtos de consumo é obra de estudo)


Há quem adore, há quem deteste e há quem esteja indiferente ao sucesso de H2OH!, uma bebida da Pepsi e da AMBEV. A última edição da revista EXAME, da editora ABRIL, fez uma reportagem sobre o líquido e o seu "criador", Carlos Ricardo. Ali, percebe-se a Química de Alimentos que há por trás do estrelato de H2OH! (e o empreededorismo e o marketing também). Eu comento mais sobre isso logo abaixo do pedaço de reportagem da EXAME que está na sequência.

"Alguns abandonavam o hábito porque não queriam mais ingerir açúcar e calorias -- e, por tabela, engordar. Outros sentiam desconforto com a sensação de a barriga estufar com as bebidas gasosas. Um último grupo estava em busca de produtos mais naturais, ligados à vida saudável e descartava até mesmo as bebidas diet. O passo seguinte foi passar os resultados da pesquisa aos laboratórios da empresa e transformar esses conceitos em uma fórmula.

Começava, assim, a nascer a H2OH! O novo produto não levava corantes ou açúcar e tinha uma quantidade de gás menor do que os refrigerantes tradicionais. O primeiro protótipo, batizado internamente de Splash, foi um fracasso retumbante nos testes pré-lançamento. 'Pelas pesquisas de mercado que fizemos com consumidores de cinco países, a bebida passava a sensação de ser uma Seven Up aguada e sem graça', diz Ricardo.

Foi aí que seu grupo decidiu afastar a bebida da categoria dos refrigerantes para aproximá-la das águas aromatizadas. Para começar, aumentou-se a quantidade de água na composição (cerca de 99%) e diminuiu-se ainda mais o volume de gás. O suco de limão da Seven Up original continuou presente, só que em menor concentração, e adicionou-se um composto com vitaminas -- uma atenção especial à proposta saudável do produto.

Depois de liderar a virada da Seven Up e conduzir a gênese da H2OH!, Ricardo prepara-se agora para mudar a linha de produtos da Elma Chips no Brasil. Os salgadinhos artificiais com suas calorias e altos índices de gordura são itens proscritos da dieta de pessoas adeptas da vida saudável. A Elma Chips acaba de lançar uma linha de produtos à base de mandioca e inhame fritos, batizada sugestivamente de Sabores da Terra."


Carlos Ricardo, diretor de marketing da Pepsico do Brasil;
Idade: 44 anos;
Formação: Administrador de empresas pela Universidade Regional de Blumenau;
Carreira: Trabalhou na área de marketing de multinacionais como Colgate-Palmolive, Johnson & Johnson e Motorola. Está há 12 anos na Pepsico;
Principal conquista: A criação e o lançamento do refrigerante H2OH!


(LEIA a matéria na íntegra neste link)


A referida revista fez a matéria sobre como Carlos Ricardo venceu o desafio de desenvolver uma nova bebida. Mas, ele fez a parte, digamos, "administrativa e estratégica". Quem produziu o produto, propriamente dito, foram os laboratoristas das empresas envolvidas. Aqui é que cabe ao Químico(a) de Alimentos colocar a mufa pra queimar. Veja abaixo:

Primeiro: a idéia original do produto é ser mais saudável e causar a sensação disto. Sendo assim, o alimento deve ter seus valores de açúcar (sacarose) retirados por completo; ele é substituído por adoçantes artificiais, que têm maior poder de doçura que a glicose; por exemplo, a D-xilose (material de partida para o xilitol) é um adoçante 100 vezes mais doce que a D-glicose convencional e ela é extraída do sabugo do milho; daí derivam as pesquisas em alimentos, na busca de novos compostos, mais saudáveis e com menos sabor artificial. A H2OH! utiliza dois edulcorantes (adoçantes): aspartame e acesulfame K. Outro passo é na análise sensorial, que nos diz realmente a aceitação do produto no mercado, pois, o produto até pode ser fisiologicamente bom, mas, o público consumidor pode não aderir à sensação que ele proporciona.

Segundo: outra grande sacada, as raízes são menos calóricas que os tubérculos (tem a ver com a quantidade de amilose, formada por glicose, na composição). Outro avanço é no uso de gorduras hidrogenadas com zero molécula trans (gordura trans); o processo de hidrogenação faz a saturação completa da cadeia lipídica adicionando-se átomos de hidrogênio sob catálise de platina (ou outros catalisadores metálicos ou não-metálicos), até a gordura ter seu ponto de fusão aumentado (à pressão 1 atm); suas caracteristicas deixam os alimentos mais saborosos e aumentam o shef-life (vida de prateleira) deles; esse processo, em tecnologias passadas, produz, além de gordura hidrogenada, a gordura trans, algo não mais visto hoje em dia pelas grandes marcas.

Terceiro: lêdo engano quando você pensa que atuar somente em química o fará ser bem sucedido; principalmente a Química fará de você, estudante de química, um excelente profissional; mas, não só. Outros conhecimentos também são importantes, com a Administração e Empreendedorismo: tendo a visão de mercado, saber o que ele precisa e, ainda por cima, conhecer como melhorar a produção de sua empresa ou corrigir os defeitos dos produtos, é como "ter a faca e o queijo na mão" para emplacar a sua marca.

Agradeço ao amigo COELHO, que ajudou na elaboração deste post.



ATENÇÃO EXCURSIONISTAS SBQ-SUL 2007 - [3]
(Hora de pagar a primeira diária)

O Sr. Coelho enviou um e-mail a todos os excursionistas sobre o pagamento da primeira diária da hospedagem. Se isto cabe a você, por favor, procure o Coelho, o Piu ou eu (Raitz) com o montante mencionado na mensagem dele. O prazo que nós estipulamos é 28 de setembro, isto é, quem não colaborar, infelizmente, não dormirá no mesmo local que nós. Ah, e terá recibo disto pra galera.

No mesmo e-mail, é falado sobre o fato de pedirmos ou não contribuição para o transporte. NÃO, não se assustem! É cedo ainda para isso. Por agora, as cartas solicitando ajuda de custos para isso já estão nas mãos dos colaboradores em potencial e já estamos esperando respostas que, em breve, nós teremos.

No mais, não esqueça de fazer a inscrição ao evento. Com desconto, você tem até o dia 18 deste mês, terça-feira próxima, para fazer.

*link para sistema de inscrições do evento: INSCRIÇÕES
*link para tabela de preços de inscrição: PREÇOS




Cabou-se por hoje.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O MUNDO DE BEAKMAN E SBQ-SUL 2007

VOCÊ ASSISTIA OU ASSISTE ESSE PROGRAMA
(Eu via direto... não perdia um...)


"O Mundo de Beakman" é um programa sobre o mundo da ciência, divertidíssimo, feito para adultos curiosos, jovens espertos e crianças loucas para deixar as mães em povorosa quando querem repetir os experimentos. Eu fiz alguns, sozinho, sem a mãe saber e, até onde eu lembro, não teve fogo e, não sei o porquê, não deram certo.

Eu não me esqueço do "VLAVAAV": Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anis, Violeta; uma ótima maneira de lembrar-se da sequência das cores do arco-íris, que sabemos, também, é a mesma sequência do espectro eletromagnético da luz visível, de acordo com o comprimento de onda.

O programa é conduzido pelos personagens: Beakman, uma garota esperta e curiosa (começou com Liza, depois a Josie, a Phoebe e outras) e o rato de laboratório, Lester. Eles sempre respondiam a perguntas enviadas por carta ao programa, originalmente, americano. Atualmente, ele é exibido no canal por assinatura Boomerang.

Então, para os químicos de hoje e os químicos de amanhã, eu encontrei no Youtube um vídeo sobre química, retratada em um dos episódios de "O Mundo de Beakman". Na verdade, são três vídeos para o mesmo episódio: o primeiro diz respeito ao crescimento do ser humano, o homem mais alto, o homem mais baixo, divisão celular, etc. Engatado nesse assunto, vem o Beakmania (perguntas rápidas, respostas rápidas); o segundo é a continuação do Beakmania e início do assunto "Química"; o terceiro tem a continuação da "Química" e fala sobre reações químicas, soluções e suspensões, ou seja, um prato cheio para quem está estudando (ou não entendeu quando teve a oportunidade) sobre "Colóides". O vídeo é de 1996.

Assim, se vocês quiserem ver apenas o que Beakman, Phoebe e Lester disseram sobre Química, carreguem apenas o Vídeo 03. Se você não conseguir visualizar nenhum vídeo, é porque você não tem Flash ou Java instalado em seu computador; não fica triste, não!

Vídeo 01 (Crescimento e Beakmania)


Vídeo 02 (Beakmania e Química)


Vídeo 03: (Química e Bocejar)


Gostou? Fala algo nos comentários...


ATENÇÃO EXCURSIONISTAS SBQ-SUL 2007 - [2]
(Façam suas inscrições)

Pessoal, o site do evento em Ponta Grossa estava com problemas técnicos. Alguns vieram me perguntar o porquê. Eu só sabia o que o sítio informava. Mas, isto é passado.

No momento em que eu escrevo, o sistema de inscrições já voltou a funcionar. Pelo fato de haver este entrave, a organização do SBQ-SUL resolveu estender o prazo de inscrições com pagamento com desconto. Então, até o dia 18 de setembro de 2007, há o desconto. Quem apresentará trabalhos e ainda não o submeteu à avaliação, a hora é agora: só até dia 18, também.

*link para sistema de inscrições do evento: INSCRIÇÕES
*link para tabela de preços de inscrição: PREÇOS




Cabou-se por hoje.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

NOVAS PROPOSTAS DE ENERGIA E SBQ-SUL 2007

MAIS ENERGIA VINDA DA CANA DE AÇÚCAR
(O lado ruim: meninas terão mais um motivo para engordar...)


Brincadeirinha... nem será possível comer a bateria.

"(...) A empresa japonesa Sony desenvolveu uma bateria que funciona a partir do açúcar. O dispositivo de 3,9 centímetros de cada lado é capaz de gerar eletricidade para um tocador de mp3 e um par de alto-falantes. O revestimento é biodegradável e funciona ao se injetar uma solução de açúcar. (...)"

Saiba mais, clicando aqui. Reportagem por "PLANETA SUSTENTÁVEL"



MAIS ENERGIA VINDA DOS HASHIS
(Hein!? Aqueles talheres japoneses!?)

Sim... cada país recicla o que tem em excesso. No caso do Japão, são os hashis que nós, aqui do Ocidente, penamos para usar, se é que alguém se interessa por usar.

"(...) Enquanto se discute se a cana-de-açúcar ou o milho são as melhores opções para produzir biocombustível, o Japão resolveu pesquisar um caminho menos - digamos - controverso. O país oriental estuda reciclar os hashis – aqueles pauzinhos que eles usam para comer – para gerar uma fonte de energia limpa e renovável."

E eles tem motivos claros para querer executar essa pesquisa; é só você visitar este sítio aqui. Reportagem por "PLANETA SUSTENTÁVEL"



ATENÇÃO EXCURSIONISTAS SBQ-SUL 2007
(Respondam com rapidez, por favor)

Povo.

O Coelho enviou um e-mail a todos os que deram o seu nome para a Excursão da SBQ-SUL 2007 na última quarta-feira (29-08-2007).

Por favor, leiam e respondam. Nós temos muita urgência em respostas, pois, até então, reservamos dois ônibus, mas, precisamos confirmar se serão necessários esses dois ou apenas um. O mesmo vale para a hospedagem: se não confirmarmos logo, podemos perder a reserva.

Se você se candidatou a ir conosco na excursão, porém, não recebeu e-mail, procure conversar com alguém que também irá para se inteirar do assunto.




Cabou-se por hoje.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

SALVE O PLANETA

UM CHICLETE NO SEU SAPATO
(Isso é um incômodo para você? Encontraram a solução!)


O assunto é: O que fazer com o chiclete depois de o mascar? Jogar no chão? Bem, leia abaixo...

"(...) Na Inglaterra, também há uma empresa semelhante, a Gummy Bins. Só que, em vez de transformar a goma em fertilizante, fabrica forros para pistas de corrida e materiais de construção. A matéria-prima para o chiclete é a mesma borracha usada para fabricar pneus, mas - claro ! - feita por um processo diferente, que resulta em textura e gosto agradáveis ao paladar. (...)"

Quer saber quem transforma chiclete em fertilizante? Saber o que é aquela imagem ali em cima? Conhecer quantos chicletes existem em 350 m2 de calçada? Descobrir um outro melhor destino para a goma de mascar? (Caramba, esse post tem mais perguntas que telespectador de "Lost") Então, clica aqui!

O pedacinho de reportagem ali entre aspas, eu retirei do blog "PLANETA SUSTENTÁVEL", um dos muitos blogs mantidos pela revista "SUPERINTERESSANTE".



Cabou-se por hoje.

PS.: Só mais uma pergunta: Por que ninguém faz comentário? Por favor, respondam-me clicando em "COMENTÁRIOS", logo abaixo.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

INFORMES DO CNPq

LATTES 1 MILHÃO
(Números expressivos no sistema de currículos da Plataforma Lattes)


A Plataforma Lattes, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), chegou à marca de um milhão de currículos cadastrados. Concebida pelo CNPq, a Plataforma Lattes foi criada para padronizar os currículos dos pesquisadores brasileiros e implementar um banco de dados público que, entre outros benefícios, possibilitasse a obtenção de um panorama da distribuição da pesquisa científica no Brasil.

De acordo com o último senso levantado a partir dos dados da Plataforma Lattes, cerca de 26% dos currículos cadastrados são de mestres e doutores e 21% de graduados.

O CNPq criou, ainda, a Comissão de Monitoramento e Auditoria da Plataforma Lattes, que tem como objetivo desenvolver métodos automáticos de detecção de erros e fraudes, tornando as informações do Currículo Lattes mais corretas e transparentes.

Gostou dessa reportagem? Leia-a na íntegra clicando aqui.

Você deseja cadastrar-se na Plataforma Lattes e disponibilizar seu currículo ou, simplesmente, atualizar o seu já existente (faz tempo que você não mexe nele, né?), então, clique aqui.



ERA PROBLEMA, VIROU SOLUÇÃO E ESTÁ À VENDA PARA VOCÊ
(Novo pigmento branco para tintas à base de água, feito com nanotecnologia)


Quando uma pesquisa científica inicia, com os primeiros riscos no papel e as primeiras idéias na cabeça, há uma meta a ser alcançada: a comprovação de uma teoria ou quebra de outra. Mas, para o resultado encontrado nos laboratórios chegar à aplicação prática, é necessário haver uma interação entre universidade e uma empresa. Foi este o caminho encontrado por um grupo de pesquisadores do Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IM²C), coordenado pelo pesquisador Fernando Galembeck, da Universidade Estadual de Campinas, ao firmar uma parceria com a multinacional Bunge para o desenvolvimento de um novo pigmento branco para tintas à base de água, fabricado a partir de nanopartículas de fosfato de alumínio, criado na Unicamp e apresentado ao mercado sob a marca Biphor.

Atualmente, o pigmento branco utilizado pelas indústrias de tintas e revestimentos é o dióxido de titânio, cuja fabricação produz resíduos agressivos ao meio ambiente. O novo pigmento é formado por nanopartículas de fosfato de alumínio e gera tintas brancas que duram mais e refletem mais luz que as existentes, além de não ser poluente.

Os resultados científicos alcançados pelos pesquisadores do IM ²C também são muito significativos. A contribuição para a formação de recursos humanos na área do projeto foi de 22 doutorados e 14 mestrados concluídos, sendo que estes novos pesquisadores são familiarizados com os mecanismos de proteção de propriedade intelectual. Mais de 356 artigos científicos foram publicados, com diversos trabalhos convidados para conferências internacionais e publicações com impacto e reconhecimento pela comunidade científica internacional.

Se você quiser continuar lendo a notícia, eu retirei uma parte daqui.

Para acessar o sítio do CNPq, é só digitar http://www.cnpq.br/index.htm no seu browser.



Cabou-se por hoje.

sábado, 18 de agosto de 2007

MARAVILHAS DA CIÊNCIA

CIÊNCIA GOSTOSA
(Você, que é químico, sabe disso)

Veja o vídeo abaixo (está no YouTube). Eu retirei do SuperBlog, que é um dos muitos blogs que existem no sítio da Revista Superinteressante, da Editora Abril. E, nesta semana, estreou Ciência Gostosa. "Carol, explicará os temas mais espinhosos da ciência". Mas, chega de lenga-lenga... vou deixar que você assista o vídeo:


Eu sei, eu sei... o assunto foi "Teoria da Relatividade", que não é tema de química, é tema de física. Porém, a Ciência não é Gostosa? Merece aplausos: flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap! Eu não resisti... é muiiiiiiiiiito gostosa! Garanto que você entendeu tudo de Relatividade. E pra ficar por dentro de Química, continua acessando o nosso blog e comentando...

ADENDO: Termina nessa quarta-feira (22 de agosto) o prazo para você, meu senhor, minha senhora, meu jovem, minha jovem, avisar-nos se irá na SBQ-SUL 2007 conosco. Corra! hehehe!



É só isso, não estou muito inspirado... Cabou-se por hoje.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

EXCURSÃO XV SBQ-SUL

APRENDIZAGEM, DIVERSÃO E CONVIVÊNCIA
(não faltam motivos para você ir)


Pessoal, de maneira bem simples, eu coloco aqui a parte principal da organização da Excursão para o XV Encontro da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul (SBQ-SUL).

Este ano, o evento será em Ponta Grossa, estado do Paraná, mantendo o revesamento entre as três unidades federativas da Região Sul do país. Ele acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2007, que é um "feriadão" (quinta-feira à sábado e um bom motivo para você participar, já que não perderá aulas e pode conseguir mais facilmente uma folga no trabalho... sim, eu sei que é difícil, mas...). O tema é: "Química e Interdisciplinaridade". Para mais detalhes, acesse o link abaixo:

XV SBQ-SUL (página principal)

Para a Excursão, se você for conosco, precisa conversar o quanto antes com uma das seguintes pessoas: Rafael Coelho (o famoso... hauhhuauhhua... Coelho), Ricardo Labes (ou, simplesmente, "Piu") e comigo (Raitz). Nós estamos praticamente todas as manhãs e tardes e noites no Laboratório de Pesquisa, sala T-313, no Campus I da FURB. A data limite para você decidir se vem conosco é 22 de Agosto de 2007. Por quê?

Bem, nós estamos organizando transporte e hotel para todos. O transporte (ônibus), nós já estamos trabalhando para que seja gratuito. Com relação ao hotel, o "custo-zero" não será possível. No entanto, estamos nos empenhando para que reservar um lugar com as seguintes características: mesmo hotel para todos, preço baixo (R$30,00 a R$50,00 a diária) e proximidade ao local do evento. Porém, é preciso fazer reservas, tanto do ônibus, quanto do hotel; portanto, por favor, falem conosco até o dia 22 de agosto e já preparem o pagamento da primeira diária para o dia 31 de agosto.

Atente para o dia final de inscrição no evento com desconto, direto na página do mesmo: é 09 de setembro de 2007. E fique esperto quanto aos valores de inscrição, que têm preços variados de acordo com a "modalidade" a que você pertence.

Avisem tantos quantos vocês puderem. Nós nos isentamos de culpa se alguém ficar desavisado ou vier conversar depois do dia 22 de agosto. Isso é um serviço voluntário do Kleiton (presidente do CALQUI), do Coelho, do Piu e meu.

E, só mais uma coisa, povo: isso é um BLOG. Portanto, faça COMENTÁRIOS aqui mesmo, coloque nome ou apelido, mais o seu e-mail, para que possamos entrar em contato e responder à dúvidas ou sugestões. Se não quiser pôr e-mail, apenas deixe seu recado, não só neste "post", mas, em cada um dos que ainda estão por vir; os COMENTÁRIOS são o índice de visitas neste blog.

Obrigado. E não esqueçam de continuar visitando para terem mais informações dessa Excursão.



Cabou-se por hoje.

sábado, 11 de agosto de 2007

TRABALHOS DA XIII SEMANA DE QUÍMICA

PARA QUEM QUISER MAIS CONTEÚDO
(todas as palestras e minicursos estão a seguir)

Conforme prometido, eu coloco abaixo os links diretos para os trabalhos apresentados apresentados na XIII Semana Acadêmica de Química, que aconteceu em maio deste ano. Se você quiser fazer o download dos arquivos, basta clicar com o botão direito do mouse, escolher "Salvar destino como..." no menu suspenso que irá aparecer, escrever um nome para o arquivo mais a pasta em que ele irá ficar. Segue abaixo, então:

Análise de Vestígios Biológicos

Aplicação da Biocatálise na Indústria

A Arte da Fabricação da Cerveja

A Importância Social do Sistema CFQ/CRQ

A Ciência como Instrumento de Leitura para Explicar as Transformações da Natureza

Controle de Qualidade em Alimentos: Matérias Macro e Microscópicas Prejudiciais à Saúde Humana

Corrosão em Peças Fundidas

Cromatografia

Espectroscopia de Infravermelho na Indústria Têxtil

Química Verde (palestra de abertura)

Micotoxinas em Alimentos

Uma Mirada Panorâmica na História da Ciência


Para visualizar alguns arquivos, você irá precisar de um programa de apresentação de slides (Powerpoint, da MS, por exemplo; ou você pode ter um programa do gênero gratuitamente, como o BrOffice) e de um leitor de arquivos PDF (como o Adobe Reader ou o Foxit Reader, ambos gratuitos).



Cabou-se por hoje.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

PRIMEIRA SEMANA

TROTE DOS CALOUROS
(foi um sossego... porém, divertido!)

Quem foi, foi! Quem não foi, perdeu! Primeiro dia de aula, retorno atrasado por conta da paralisação dos servidores da universidade (que já acabou e com final feliz para todos), à tarde, parte da galera dinâmica que trabalha no terceiro piso do bloco T mais o presidente do CALQUI, começou a se mexer para ver o que seria feito com os calouros. O interessante era saber quantos eram e como estavam divididos em meninos e meninas; no começo eram 28... logo isso foi desmentido e eram 16... e, no final, descobrimos que eram 13... ainda bem que não nos interessamos por novas consultas, pois, senão, não haveria calouros de química.

Todos os veteranos e veteranas interessados em organizar o trote ficaram em torno de uma mesa quadrada de mármore. Lógico que eu não direi aqui tudo o que pensamos naquele momento para que seja aproveitado melhor numa próxima vez.

Chegado o momento, entrou-se na sala dos calouros depois do intervalo (com a licença do professor), falou-se de acadêmico para acadêmico com eles e distribuiu-se alguns brindes. Depois do "papo-cabeça" que tivemos, nós os levamos até a secretaria do Departamento de Química e ao Centro Acadêmico para que eles conhececem. Logo em seguida, todos os 13 bravos calouros foram convidados a participar daquilo que chamamos confraternização. Nem todos os calouros quiseram ir (tire você as conclusões do porquê disso) e alguns veteranos, também convidados, se abnegaram de participar devido ao avançado horário.

Assim, lá na confraternização, tudo foi tranquilo, no meio do sereno e da garoa. O que de bom aconteceu? Ah, só se você foi para saber... se você não foi, não esquenta... terá outro no semestre que vem.



PARA ANIMAR NESSE INÍCIO DE SEMESTRE
(Benedito cujo)

A tira acima é do personagem Benedito. Benedito é um ser atormentado pelas pentelhações da vida; vestibulando profissional , chuta mais que Van Damme em dia de tocaia; seu sonho é passar no vestibular... passar bem longe. Ele é um dos personagens do Níquel Náusea e foi lá que eu busquei essa tira. Todos os créditos aos criadores.

E eu não esqueci de postar os links diretos dos trabalhos apresentados na XIII Semana da Química.



Cabou-se por hoje...

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

INICÍO DE UMA EMPREITADA COM BALA 7 BELO E CÔCO VERDE

PRIMEIRO: ESSA, OS GRINGOS NÃO INVENTARAM
(Sabendo o que se espera por aí...)

Numa tarde por esses dias, um amigo lá do laboratório de pesquisa (não sei se ele quer seu nome revelado em público, mas, ele pode se manifestar ali nos "COMENTÁRIOS") contou-me e não parecia verdade o que o pessoal dos altos do nosso país fazem. Sabe o que o Tom Hanks se matou pra fazer lá no filme "Náufrago"? Isso só aconteceu com ele porque não tinha a tecnologia das balas 7 Belo (as de iorgute também servem) numa das caixas da Fedex (se isso é nome de empresa logística). Do que eu estou falando!? Veja o video abaixo:



Abaixo, veja mais links do mesmo (todos são vídeos):






SEGUNDO: É SÓ O COMEÇO DE UMA LONGA JORNADA
(Os solventes orgânicos e o nosso Blog estão no ar)

Muito bem, pessoal!. Depois de uma investida em tentar fazer um site propriamente dito do Centro Acadêmico Livre de Química, ao longo de um semestre viu-se que a história não era tão simples; na verdade, é simples, sim; faltou é tempo, mesmo. Então, desistiu-se da idéia de um site e decidiu-se por um Blog, mais rápido, mais dinâmico, mais chances de receber visistas, mais aberto às opiniões.

Mas, estamos aí! Por enquanto, os postadores de "posts" são: o administrador do usuário CALQUI (o presidente do CALQUI) e eu, RAITZ. Sugestões, críticas ou bobagens quanto a tudo isso, coloquem nos COMENTÁRIOS. Nós não faremos censura de comentários, mas, vá lá, baixo-calão não é permitido, certo? :-)

Ainda nessa semana, eu garanto que colocarei links diretos dos seminários apresentados na XIII Semana Acadêmica de Química. Enquanto isso, se você está agonizando por não tê-los em seu HD, acesse o site da semana no link anterior ou na área "links úteis" ao lado e clique no link "Trabalhos apresentados".

Comentem, gente, comentem muito! Comentem até não poder mais. Divulguem para muitas pessoas, até aquelas que não curtem muito a Química. A idéia desse Blog é, também, entreter as pessoas com o nosso humor científico e nada técnico. Quem encontrar Blogs que podem ser nossos parceiros, sugira para que entremos em contato. Coloquem o endereço do Blog no seu Favoritos (Ctrl + D). E comentem!!!

NÃO ESQUEÇAM: O BLOG É DA GALERA DO CURSO DE QUÍMICA DA FURB E DOS AMIGOS DELA!



Cabou-se por hoje!