DO QUE A QUÍMICA DE ALIMENTOS É CAPAZ
(Desenvolvimento de produtos de consumo é obra de estudo)
(Desenvolvimento de produtos de consumo é obra de estudo)
Há quem adore, há quem deteste e há quem esteja indiferente ao sucesso de H2OH!, uma bebida da Pepsi e da AMBEV. A última edição da revista EXAME, da editora ABRIL, fez uma reportagem sobre o líquido e o seu "criador", Carlos Ricardo. Ali, percebe-se a Química de Alimentos que há por trás do estrelato de H2OH! (e o empreededorismo e o marketing também). Eu comento mais sobre isso logo abaixo do pedaço de reportagem da EXAME que está na sequência.
"Alguns abandonavam o hábito porque não queriam mais ingerir açúcar e calorias -- e, por tabela, engordar. Outros sentiam desconforto com a sensação de a barriga estufar com as bebidas gasosas. Um último grupo estava em busca de produtos mais naturais, ligados à vida saudável e descartava até mesmo as bebidas diet. O passo seguinte foi passar os resultados da pesquisa aos laboratórios da empresa e transformar esses conceitos em uma fórmula.
Começava, assim, a nascer a H2OH! O novo produto não levava corantes ou açúcar e tinha uma quantidade de gás menor do que os refrigerantes tradicionais. O primeiro protótipo, batizado internamente de Splash, foi um fracasso retumbante nos testes pré-lançamento. 'Pelas pesquisas de mercado que fizemos com consumidores de cinco países, a bebida passava a sensação de ser uma Seven Up aguada e sem graça', diz Ricardo.
Foi aí que seu grupo decidiu afastar a bebida da categoria dos refrigerantes para aproximá-la das águas aromatizadas. Para começar, aumentou-se a quantidade de água na composição (cerca de 99%) e diminuiu-se ainda mais o volume de gás. O suco de limão da Seven Up original continuou presente, só que em menor concentração, e adicionou-se um composto com vitaminas -- uma atenção especial à proposta saudável do produto.
Depois de liderar a virada da Seven Up e conduzir a gênese da H2OH!, Ricardo prepara-se agora para mudar a linha de produtos da Elma Chips no Brasil. Os salgadinhos artificiais com suas calorias e altos índices de gordura são itens proscritos da dieta de pessoas adeptas da vida saudável. A Elma Chips acaba de lançar uma linha de produtos à base de mandioca e inhame fritos, batizada sugestivamente de Sabores da Terra."
Carlos Ricardo, diretor de marketing da Pepsico do Brasil;
Idade: 44 anos;
Formação: Administrador de empresas pela Universidade Regional de Blumenau;
Carreira: Trabalhou na área de marketing de multinacionais como Colgate-Palmolive, Johnson & Johnson e Motorola. Está há 12 anos na Pepsico;
Principal conquista: A criação e o lançamento do refrigerante H2OH!
(LEIA a matéria na íntegra neste link)
A referida revista fez a matéria sobre como Carlos Ricardo venceu o desafio de desenvolver uma nova bebida. Mas, ele fez a parte, digamos, "administrativa e estratégica". Quem produziu o produto, propriamente dito, foram os laboratoristas das empresas envolvidas. Aqui é que cabe ao Químico(a) de Alimentos colocar a mufa pra queimar. Veja abaixo:
Primeiro: a idéia original do produto é ser mais saudável e causar a sensação disto. Sendo assim, o alimento deve ter seus valores de açúcar (sacarose) retirados por completo; ele é substituído por adoçantes artificiais, que têm maior poder de doçura que a glicose; por exemplo, a D-xilose (material de partida para o xilitol) é um adoçante 100 vezes mais doce que a D-glicose convencional e ela é extraída do sabugo do milho; daí derivam as pesquisas em alimentos, na busca de novos compostos, mais saudáveis e com menos sabor artificial. A H2OH! utiliza dois edulcorantes (adoçantes): aspartame e acesulfame K. Outro passo é na análise sensorial, que nos diz realmente a aceitação do produto no mercado, pois, o produto até pode ser fisiologicamente bom, mas, o público consumidor pode não aderir à sensação que ele proporciona.
Segundo: outra grande sacada, as raízes são menos calóricas que os tubérculos (tem a ver com a quantidade de amilose, formada por glicose, na composição). Outro avanço é no uso de gorduras hidrogenadas com zero molécula trans (gordura trans); o processo de hidrogenação faz a saturação completa da cadeia lipídica adicionando-se átomos de hidrogênio sob catálise de platina (ou outros catalisadores metálicos ou não-metálicos), até a gordura ter seu ponto de fusão aumentado (à pressão 1 atm); suas caracteristicas deixam os alimentos mais saborosos e aumentam o shef-life (vida de prateleira) deles; esse processo, em tecnologias passadas, produz, além de gordura hidrogenada, a gordura trans, algo não mais visto hoje em dia pelas grandes marcas.
Terceiro: lêdo engano quando você pensa que atuar somente em química o fará ser bem sucedido; principalmente a Química fará de você, estudante de química, um excelente profissional; mas, não só. Outros conhecimentos também são importantes, com a Administração e Empreendedorismo: tendo a visão de mercado, saber o que ele precisa e, ainda por cima, conhecer como melhorar a produção de sua empresa ou corrigir os defeitos dos produtos, é como "ter a faca e o queijo na mão" para emplacar a sua marca.
Agradeço ao amigo COELHO, que ajudou na elaboração deste post.
"Alguns abandonavam o hábito porque não queriam mais ingerir açúcar e calorias -- e, por tabela, engordar. Outros sentiam desconforto com a sensação de a barriga estufar com as bebidas gasosas. Um último grupo estava em busca de produtos mais naturais, ligados à vida saudável e descartava até mesmo as bebidas diet. O passo seguinte foi passar os resultados da pesquisa aos laboratórios da empresa e transformar esses conceitos em uma fórmula.
Começava, assim, a nascer a H2OH! O novo produto não levava corantes ou açúcar e tinha uma quantidade de gás menor do que os refrigerantes tradicionais. O primeiro protótipo, batizado internamente de Splash, foi um fracasso retumbante nos testes pré-lançamento. 'Pelas pesquisas de mercado que fizemos com consumidores de cinco países, a bebida passava a sensação de ser uma Seven Up aguada e sem graça', diz Ricardo.
Foi aí que seu grupo decidiu afastar a bebida da categoria dos refrigerantes para aproximá-la das águas aromatizadas. Para começar, aumentou-se a quantidade de água na composição (cerca de 99%) e diminuiu-se ainda mais o volume de gás. O suco de limão da Seven Up original continuou presente, só que em menor concentração, e adicionou-se um composto com vitaminas -- uma atenção especial à proposta saudável do produto.
Depois de liderar a virada da Seven Up e conduzir a gênese da H2OH!, Ricardo prepara-se agora para mudar a linha de produtos da Elma Chips no Brasil. Os salgadinhos artificiais com suas calorias e altos índices de gordura são itens proscritos da dieta de pessoas adeptas da vida saudável. A Elma Chips acaba de lançar uma linha de produtos à base de mandioca e inhame fritos, batizada sugestivamente de Sabores da Terra."
Carlos Ricardo, diretor de marketing da Pepsico do Brasil;
Idade: 44 anos;
Formação: Administrador de empresas pela Universidade Regional de Blumenau;
Carreira: Trabalhou na área de marketing de multinacionais como Colgate-Palmolive, Johnson & Johnson e Motorola. Está há 12 anos na Pepsico;
Principal conquista: A criação e o lançamento do refrigerante H2OH!
(LEIA a matéria na íntegra neste link)
A referida revista fez a matéria sobre como Carlos Ricardo venceu o desafio de desenvolver uma nova bebida. Mas, ele fez a parte, digamos, "administrativa e estratégica". Quem produziu o produto, propriamente dito, foram os laboratoristas das empresas envolvidas. Aqui é que cabe ao Químico(a) de Alimentos colocar a mufa pra queimar. Veja abaixo:
Primeiro: a idéia original do produto é ser mais saudável e causar a sensação disto. Sendo assim, o alimento deve ter seus valores de açúcar (sacarose) retirados por completo; ele é substituído por adoçantes artificiais, que têm maior poder de doçura que a glicose; por exemplo, a D-xilose (material de partida para o xilitol) é um adoçante 100 vezes mais doce que a D-glicose convencional e ela é extraída do sabugo do milho; daí derivam as pesquisas em alimentos, na busca de novos compostos, mais saudáveis e com menos sabor artificial. A H2OH! utiliza dois edulcorantes (adoçantes): aspartame e acesulfame K. Outro passo é na análise sensorial, que nos diz realmente a aceitação do produto no mercado, pois, o produto até pode ser fisiologicamente bom, mas, o público consumidor pode não aderir à sensação que ele proporciona.
Segundo: outra grande sacada, as raízes são menos calóricas que os tubérculos (tem a ver com a quantidade de amilose, formada por glicose, na composição). Outro avanço é no uso de gorduras hidrogenadas com zero molécula trans (gordura trans); o processo de hidrogenação faz a saturação completa da cadeia lipídica adicionando-se átomos de hidrogênio sob catálise de platina (ou outros catalisadores metálicos ou não-metálicos), até a gordura ter seu ponto de fusão aumentado (à pressão 1 atm); suas caracteristicas deixam os alimentos mais saborosos e aumentam o shef-life (vida de prateleira) deles; esse processo, em tecnologias passadas, produz, além de gordura hidrogenada, a gordura trans, algo não mais visto hoje em dia pelas grandes marcas.
Terceiro: lêdo engano quando você pensa que atuar somente em química o fará ser bem sucedido; principalmente a Química fará de você, estudante de química, um excelente profissional; mas, não só. Outros conhecimentos também são importantes, com a Administração e Empreendedorismo: tendo a visão de mercado, saber o que ele precisa e, ainda por cima, conhecer como melhorar a produção de sua empresa ou corrigir os defeitos dos produtos, é como "ter a faca e o queijo na mão" para emplacar a sua marca.
Agradeço ao amigo COELHO, que ajudou na elaboração deste post.
ATENÇÃO EXCURSIONISTAS SBQ-SUL 2007 - [3]
(Hora de pagar a primeira diária)
(Hora de pagar a primeira diária)
O Sr. Coelho enviou um e-mail a todos os excursionistas sobre o pagamento da primeira diária da hospedagem. Se isto cabe a você, por favor, procure o Coelho, o Piu ou eu (Raitz) com o montante mencionado na mensagem dele. O prazo que nós estipulamos é 28 de setembro, isto é, quem não colaborar, infelizmente, não dormirá no mesmo local que nós. Ah, e terá recibo disto pra galera.
No mesmo e-mail, é falado sobre o fato de pedirmos ou não contribuição para o transporte. NÃO, não se assustem! É cedo ainda para isso. Por agora, as cartas solicitando ajuda de custos para isso já estão nas mãos dos colaboradores em potencial e já estamos esperando respostas que, em breve, nós teremos.
No mais, não esqueça de fazer a inscrição ao evento. Com desconto, você tem até o dia 18 deste mês, terça-feira próxima, para fazer.
*link para sistema de inscrições do evento: INSCRIÇÕES
*link para tabela de preços de inscrição: PREÇOS
No mesmo e-mail, é falado sobre o fato de pedirmos ou não contribuição para o transporte. NÃO, não se assustem! É cedo ainda para isso. Por agora, as cartas solicitando ajuda de custos para isso já estão nas mãos dos colaboradores em potencial e já estamos esperando respostas que, em breve, nós teremos.
No mais, não esqueça de fazer a inscrição ao evento. Com desconto, você tem até o dia 18 deste mês, terça-feira próxima, para fazer.
*link para sistema de inscrições do evento: INSCRIÇÕES
*link para tabela de preços de inscrição: PREÇOS
Cabou-se por hoje.
1 COMENTÁRIOS:
Olá!
Encontrei o blog por acaso - e o achei bem interessante...
Além de ele ter o meu sobrenome!
Vcs têm adesivos, ou algo do tipo, com o nome? Adoraria tê-los, por motivos óbios.. =]
Se tiver, por favor avise!
m.calqui@hotmail.com
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