domingo, 18 de maio de 2008

MINI-SÉRIE: A QUÍMICA DO AQUECIMENTO (4)

PRÓLOGO
(Há de esfriar...)

Terminando nossa mini-série, eu quero expor uma notícia contrária a tudo o que se falou aqui durante as últimas semanas. Revelou-se, dias atrás, na Nature, conceituada revista científica, que o plante esfriará. De certo modo, ele já iniciou o processo.


Publicado pela conceituada revista Nature, um estudo feito por um time de metereologistas alemães confirmou que o clima irá esfriar até 2015. Há duas semanas, os Estados Unidos saíram de um dos invernos mais frios das três últimas décadas. Segundo o Centro de Dados Climáticos do país, março de 2008 foi o 63º mês mais quente desde 1895”.
LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI. Blog Ciência Maluca – Superinteressante

Vale à pena ler esse texto na íntegra, pois, ele relata mais dois eventos que confirmam a gelada afirmação. Além dessa, tem outra...


Na calota sul, a Antártica, as perdas são menores e há até aumento da massa total de gelo mesmo com diminuição da área. Paradoxo? Não. Esse aumento é atribuído ao aquecimento global, que elevou a umidade na região, em geral mais seca do que o Deserto do Saara. Com mais chuvas, forma-se mais gelo”.
LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI. Veja.com

A 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química deste ano, que acontecerá de 26 a 29 de maio em Águas de Lindóia (SP), tratará sobre alternativas energéticas vinculadas aos biocombustíveis. E pergunta: “Soluções para um mundo melhor”? Confira o sítio do evento neste link.


Enquanto isso, eu convido a todos os nossos leitores a prestarem mais atenção no que faz no dia a dia, pensando nas conseqüências de suas atitudes cotidianas com relação ao meio ambiente. Por exemplo:

- Plantando uma (só 1) árvore, você estará (indiretamente; quem faz isso é planta... hehehe) retirando CO2 do ar atmosférico e injetando oxigênio. A planta usa o gás carbônico (entre outras substâncias) para produzir seu alimento e deixa como resíduo o oxigênio. A bioquímica envolvida é fantástica.

- Indo de carro à padaria, que fica a 10 minutos de sua casa a pé, você torra gasolina (ou álcool) e lança gás carbônico, hidrocarbonetos, aldeídos, monóxido de carbono, entre outros compostos tóxicos no ar, desnecessariamente. Além disso, andar é útil para lubrificar as juntas, vovô e vovó.

Uma dica bacana é o sítio “50 maneiras de ajudar o planeta”. Ele está em inglês, é bastante simples e objetivo: ele possui somente 50 pequeníssimas informações, as tais 50 maneiras de ajudar o planeta, “porque simples coisas podem fazer a diferença”. Acesse-o clicando neste LINK.





INFORMES
(Utilidades para esta semana)

- A FURB quer ser Federal. Nos últimos dias, o Comitê Pró-Federalização tem trabalhado arduamente para divulgar essa idéia. Nesta segunda-feira, dia 19 de maio, pela FURB TV e em telões instalados nos 4 auditórios, na biblioteca central, cantina central e no Madrugadão, será mostrado um debate sobre a proposta FURB-Federal. O horário de início é 20:00 horas. Antecipadamente, pelo que eu ouvi numa “palestra” sobre isto, a situação é essa: o Comitê em questão quer saber se a comunidade acadêmica e a comunidade externa almejam que nossa universidade, hoje público-privada, seja mantida com recursos federais. Por hora, o MEC ainda nem sabe de nossa intenção, isto é, ainda não começaram as negociações com o governo federal.

- E, nos dias 28 e 29 de maio, será feito um plebiscito para conhecer a opinião de acadêmicos, técnicos administrativos e professores quanto à Federalização. As opiniões estão divididas: teme-se o sucateamento, deseja-se o status, quer-se o conforto, aspira-se a qualidade...

Frase da Semana:"Eu quero fazer Engenharia Química, ser engenheiro e ganhar bastante dinheiro para fazer mestrado e doutorado em Química no exterior"! Comentou um aluno (com uma visão muito, muito abrangente) do terceirão do Colégio Energia durante uma roda de conversa entre os alunos desta escola com professores e acadêmicos de alguns cursos de nossa universidade.

Sorte da Semana: "O resultado final do estresse é o mesmo da queima do papel filtro quantitativo".




Cabou-se por hoje.

0 COMENTÁRIOS: