CARROS A HIDROGÊNIO
(A menor das moléculas é solução ao ambiente)
(A menor das moléculas é solução ao ambiente)
“E tu, Hidrogênio, de modo algum és a menor entre as principais moléculas de natureza, porque de ti sairá um combustível que há de melhorar o ar do povo”. (adaptação de Mateus 2, 6).
“Atendendo ao apelo por carros ‘verdes’, a General Motors anunciou nesta quinta-feira um projeto de 160 milhões de dólares que irá colocar em circulação nas ruas da Califórnia (EUA), entre 2012 e 2014, 1.000 veículos movidos a hidrogênio”.
FONTE: Veja.
O Hidrogênio (H2) como combustível é uma alternativa contrária à queima de material fóssil ou orgânico para gerar energia, seja em que situação for. Carvão, petróleo e derivados, biocombustíveis, biomassa, todos estes geram gases poluentes, como o dióxido de carbono (do efeito estufa), monóxido de carbono (mais letal que o íon cianeto), óxidos de nitrogênio e de enxofre (que causam chuva ácida); além destes, pode-se eliminar em águas e solos outras substâncias prejudiciais. São muitas variáveis, mesmo. Por isso é tão complicado evitar e reduzir a poluição do nosso planeta; se fosse simples, esse assunto não estaria nesse desgaste, com toda a mídia batendo na mesma tecla. Entretanto, temos a disposição matérias que são renováveis, que obedecem a um ciclo e, assim, não prejudicam por não haver excedentes, como por exemplo, os biocombustíveis e a biomassa.
A escolha dos carros para utilizarem o Hidrogênio como fonte de energia ao motor foi feita por serem máquinas simples e que demandam de pouca força para funcionarem. O problema, então, está na potência que se quer alcançar para eles. Existem dois tipos de motores que funcionam a Hidrogênio. O primeiro é ilustrado abaixo, o do BMW 745H.
O Hidrogênio tem uma combustão violenta, os passageiros de Zeppelins que o digam. Nesta reação, uma molécula de Oxigênio com duas de Hidrogênio une-se para formar água (H2O) e liberar energia térmica, que move o motor.
O segundo caso de geração de energia com Hidrogênio diz respeito às células combustíveis. Com alto custo para serem fabricadas, elas fazem com o Hidrogênio e com o Oxigênio uma pilha. Isso mesmo! Um deles será o pólo positivo e o outro o negativo; a energia elétrica produzida é o que faz o motor funcionar. O produto formado também é água. Veja o esquema abaixo (Clique nela para ampliar).
Agora, uma pergunta: se é uma maneira tão limpa de gerar energia, por que ela ainda não é aplicada? As respostas para tal questão podem ser: “quem detém dessa tecnologia quer cobrar caro, ter retorno de seu investimento e não é possível a nações mais pobres pagar esse alto preço”, ou, “o material para fabricar esses motores e tanques de hidrogênio não são baratos”. É nesse sentido. Porém, vejam só, é até irônico, o maior motivo é a própria natureza.
O átomo de Hidrogênio é o mais abundante da Terra, mas, o gás hidrogênio, não o é. Para fabricar gás hidrogênio e colocá-los em cilindros, existem vários procedimentos e todos eles exigem, ou substâncias caras e de difícil obtenção, ou consumo alto de energia elétrica. Na primeira situação, produzir tais compostos forneceria, ainda, outras moléculas poluidoras como resíduos industriais. Na segunda, o saldo de energia não é positivo, isto é, seria gasto mais energia para fazer hidrogênio do que ela seria produzida nos carros através dele. Das duas, a última opção é a melhor, por usar água como matéria-prima; o problema é o que é consumido para gerar o excedente de energia elétrica para o processo.
É assim mesmo, um assunto delicado. O fato é que ainda há muitas pesquisas na área, para melhorar o desempenho do que já existe. Pensando verde.
A propósito, este é um ótimo tema para prática de Físico-Química do curso de química.
FONTES: Veja (2002), Ciberia, Nota Positiva, Wikipedia.
“Atendendo ao apelo por carros ‘verdes’, a General Motors anunciou nesta quinta-feira um projeto de 160 milhões de dólares que irá colocar em circulação nas ruas da Califórnia (EUA), entre 2012 e 2014, 1.000 veículos movidos a hidrogênio”.
FONTE: Veja.
O Hidrogênio (H2) como combustível é uma alternativa contrária à queima de material fóssil ou orgânico para gerar energia, seja em que situação for. Carvão, petróleo e derivados, biocombustíveis, biomassa, todos estes geram gases poluentes, como o dióxido de carbono (do efeito estufa), monóxido de carbono (mais letal que o íon cianeto), óxidos de nitrogênio e de enxofre (que causam chuva ácida); além destes, pode-se eliminar em águas e solos outras substâncias prejudiciais. São muitas variáveis, mesmo. Por isso é tão complicado evitar e reduzir a poluição do nosso planeta; se fosse simples, esse assunto não estaria nesse desgaste, com toda a mídia batendo na mesma tecla. Entretanto, temos a disposição matérias que são renováveis, que obedecem a um ciclo e, assim, não prejudicam por não haver excedentes, como por exemplo, os biocombustíveis e a biomassa.
A escolha dos carros para utilizarem o Hidrogênio como fonte de energia ao motor foi feita por serem máquinas simples e que demandam de pouca força para funcionarem. O problema, então, está na potência que se quer alcançar para eles. Existem dois tipos de motores que funcionam a Hidrogênio. O primeiro é ilustrado abaixo, o do BMW 745H.
O Hidrogênio tem uma combustão violenta, os passageiros de Zeppelins que o digam. Nesta reação, uma molécula de Oxigênio com duas de Hidrogênio une-se para formar água (H2O) e liberar energia térmica, que move o motor.
O segundo caso de geração de energia com Hidrogênio diz respeito às células combustíveis. Com alto custo para serem fabricadas, elas fazem com o Hidrogênio e com o Oxigênio uma pilha. Isso mesmo! Um deles será o pólo positivo e o outro o negativo; a energia elétrica produzida é o que faz o motor funcionar. O produto formado também é água. Veja o esquema abaixo (Clique nela para ampliar).
Agora, uma pergunta: se é uma maneira tão limpa de gerar energia, por que ela ainda não é aplicada? As respostas para tal questão podem ser: “quem detém dessa tecnologia quer cobrar caro, ter retorno de seu investimento e não é possível a nações mais pobres pagar esse alto preço”, ou, “o material para fabricar esses motores e tanques de hidrogênio não são baratos”. É nesse sentido. Porém, vejam só, é até irônico, o maior motivo é a própria natureza.
O átomo de Hidrogênio é o mais abundante da Terra, mas, o gás hidrogênio, não o é. Para fabricar gás hidrogênio e colocá-los em cilindros, existem vários procedimentos e todos eles exigem, ou substâncias caras e de difícil obtenção, ou consumo alto de energia elétrica. Na primeira situação, produzir tais compostos forneceria, ainda, outras moléculas poluidoras como resíduos industriais. Na segunda, o saldo de energia não é positivo, isto é, seria gasto mais energia para fazer hidrogênio do que ela seria produzida nos carros através dele. Das duas, a última opção é a melhor, por usar água como matéria-prima; o problema é o que é consumido para gerar o excedente de energia elétrica para o processo.
É assim mesmo, um assunto delicado. O fato é que ainda há muitas pesquisas na área, para melhorar o desempenho do que já existe. Pensando verde.
A propósito, este é um ótimo tema para prática de Físico-Química do curso de química.
FONTES: Veja (2002), Ciberia, Nota Positiva, Wikipedia.
INFORMES
(Utilidades para esta semana)
(Utilidades para esta semana)
- Dia 18 de abril de 2008 tem festa de química, organizada pelos formandos desse semestre. Quem quiser um lugar ao sol, fale comigo (Raitz).
- A Organização da SBQ-Sul, que será aqui em Blumenau, continua suando a camisa para que aconteça o melhor evento de química até então no sul do país. São esperados mais de 1 mil participantes, conforme prognóstico das últimas edições.
- Existem concursos públicos da Prefeitura Municipal de Blumenau. Acessem este sítio (da FURB) para lerem os editais.
Frase da Semana:"Eu continuo gostando de mulheres e a minha namorada continua gostando de mim"! Disse-me um amigo, que eu não vou dizer o nome porque, senão, ele não vive para ver o amanhã... hehehe.
Sorte da Semana: "Veja o desconhecido com lâmpadas de U.V. (comprimento de onda: 254 nm)".
- A Organização da SBQ-Sul, que será aqui em Blumenau, continua suando a camisa para que aconteça o melhor evento de química até então no sul do país. São esperados mais de 1 mil participantes, conforme prognóstico das últimas edições.
- Existem concursos públicos da Prefeitura Municipal de Blumenau. Acessem este sítio (da FURB) para lerem os editais.
Frase da Semana:"Eu continuo gostando de mulheres e a minha namorada continua gostando de mim"! Disse-me um amigo, que eu não vou dizer o nome porque, senão, ele não vive para ver o amanhã... hehehe.
Sorte da Semana: "Veja o desconhecido com lâmpadas de U.V. (comprimento de onda: 254 nm)".
Cabou-se por hoje.
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