domingo, 13 de abril de 2008

PERFUMES VAGANDO NO AR

INCENSO É AVALIADO NO BRASIL
(Não tem essa de “não fede, nem cheira bem”)

Para deixar mais agradável o assunto dessa semana aqui no Blog, ouça um episódio do intransigente chefe Dr. Pimpolho, personagem de Filipe Xavier, apresentado no programa Chuchu-beleza, de várias rádios.



O Ministério da Saúde adverte: cheirar incenso pode causar males irreversíveis à sua saúde. Essa frase é fictícia. Mas, procede. Leia na seqüência:

“Uma avaliação realizada pela Pro Teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, aponta que a fumaça de um incenso pode ser mais prejudicial à saúde do que a de um cigarro. Ao pesquisar os componentes da fumaça de cinco marcas, a associação observou que todos os produtos exalam substâncias altamente tóxicas”.
FONTE: VEJA on line.

As piores substâncias encontradas na fumaça do incenso são benzeno e formol. Um incenso queimado libera aproximadamente 180 microgramas por metro cúbico, o equivalente à fumaça de três cigarros. De formol, cada “palitinho cheiroso” aceso solta 20 microgramas por metro cúbico dele. Um micrograma corresponde a 1000 vezes menos que 1 miligrama ou 1 milhão de vezes menor que 1 grama ou 1 bilhão de vezes menor que 1 kilograma. Parece pouco, não parece? Realmente é! Porém, é suficiente para fazer um estrago enorme a médio prazo.

O benzeno tem história para contar... e das grandes. Eu vou simplificar as coisas aqui. Quando ele está puro, ele é um líquido incolor, vendido em garrafas de vidro de um litro e um ótimo solvente apolar (não se mistura com a água). Como ele é um hidrocarboneto (aromático), assim como a gasolina e o gás de cozinha e o gás natural, é altamente inflamável. Na questão da fumaça dos incensos, isso se torna irrisório. Só que, inalando um tanto desse composto, você pode ter dor de cabeça e náuseas; ele é absorvido pela pele. Contudo, preocupe-se, mesmo, com o fato dele ser comprovadamente cancerígeno.

O formol (formaldeído) é um “conservador de cadáveres”, usado aos borbotões nos tanques de anatomia. Para químicos orgânicos, o formaldeído é o aldeído mais simples da natureza. E não pense que aquelas 20 ug/m3 evitarão que você envelheça. Ao contrário, impedirão você de chegar a tanto. Ele também é carcinogênico. Os males imediatos, mesmo em pouquíssima quantidade no ar, é irritação nos olhos, no nariz e na mucosa. Quando puro, o formol é um gás; comercialmente, é uma solução a 36%, que polimeriza facilmente, ficando sólido.

Esse é o mau do incenso. O bom é o cheiro agradável que ele exala; sem dúvida, é um excelente aromatizador de ambiente. A Pro Teste é uma Organização de respeito e possui uma revista, a qual meu pai assinou por dois anos. Infelizmente, isso não acontece mais. Uma pena, pois, com certeza, na reportagem da Edição de Março/2008 todos os resultados e dados estatísticos estão expostos, como é de costume. Isto é, não é uma pesquisa de "blá-blá-blá".

Como eu sempre sugiro, não deixe de consumir incenso. Como químico em potencial, eu afirmo: tudo o que é excessivo faz mal, até água! Ou ninguém morre afogado? Ou com hemorragia interna se ingerir muito H2O? Use incenso e com moderação.

Para não ficar extenso este texto, leia aqui NESTE LINK quais as marcas de incenso analisadas pela Associação em questão, quais os problemas nas embalagens e o que será feito com estes problemas graves ao consumidor, nós.

FONTES: Pro Teste, Vetec Química, International Occupational Safety and Health Information Centre, Instituto Nacional do Câncer.



ACONTECE NO ORKUT
(Nas comunidades de Química, o que se passa)

ATENÇÃO: TODOS OS LINKS DESTA ÁREA DO POST SÃO DO ORKUT, sítio de relacionamentos da Google. Você precisa estar cadastrado nele para ter acesso às informações.

Tem gente querendo comprar o livro do Solomons, de Química Orgância. Aí, um cara lá colocou dois links para você os ter de graça, em inglês. Aqui está o acesso ao download, por sua própria conta e risco. Pirataria não é legal!

Apareceu também uma dúvida sobre análise orgânica: como reconhecer compostos orgânicos que descolorem o violeta do permanganato de potássio? Neste link.

Você sabe o que é “Fogo Grego”? Neste link, você encontrará uma “grande” explicação sobre ele. Segundo as respostas, é possível fazê-lo em casa ou na escola, com explicação inteligente.

Luminol é uma substância mostrada algumas vezes no seriado americano “CSI: Investigação Criminal”. Tem gente no Orkut querendo sintetizar o tal composto. Clique aqui para saber mais.



INFORMES
(Utilidades para esta semana)

- Na última reunião do Departamento de Química de nossa Universidade, estabeleceu-se definitivamente a mudança da área administrativa (secretaria e sala dos professores) do bloco T para o bloco S. Ela acontecerá entre este e o próximo semestre ou somente no fim deste ano.

- Na mesma reunião, professores e acadêmicos discutiram problemas gerais enfrentados pelo nosso curso. Um encontro para encontrar as devidas soluções será definido adiante.

- O PPGQ (Progama de Pós-Graduação em Química) da FURB ganhou uma sala exclusiva, com projetor multimídia e chaves das portas. Um passo importante do nosso Mestrado, que ganha qualidade tamanha com isso.

- Dia 18 deste mês, sexta-feira, os Formandos 2008-1 e os Professores farão a “Festinha”, assim intitulada. Será na Associação Artex. Terá cancha de bocha, completo serviço de bar e cozinha (com limitações) e música. Aguarde aqui as fotos deste dia.

- Estamos com bolsista nova na Secretaria do Departamento de Química (FURB), à noite. Mariana é o nome dela. A Bruna, a “ex” neste cargo, agora está trabalhando no laboratório de Química Orgânica.

Frase da Semana:"Eu tenho 5 anos (mostrando a mãozinha aberta) e já limpo minha bunda"! Diz a filha de uma mestranda do nosso PPGQ ao ser questionada sobre sua idade; menina divertida. Hahahaha!

Sorte da Semana: "Não tenha relações hexano-água".




Cabou-se por hoje.

0 COMENTÁRIOS: