domingo, 27 de abril de 2008

MINI-SÉRIE: A QUÍMICA DO AQUECIMENTO (1)

PREFÁCIO
( Poderia ser uma novela...)

Respeitáveis senhores, senhoras e senhoritas que acompanham este singelo Blog ou àqueles e àquelas que chegaram apenas hoje (a estes, não esqueçam de ler as outras postagens), nas duas últimas semanas, eu tenho visto e lido tanta notícia sobre geleiras derretendo, biocombustíveis e falta de alimentos, que fui vencido a falar sobre Aquecimento Global aqui também. Como o assunto está desgastado na mídia, a exemplo de montadores de Teorias da Conspiração, resolveram correlacionar aqueles três temas e encontraram sentido nisso. Eu só espero que não coloquem a culpa da crise de Dengue no Aquecimento Global também.

Enfim, comenta-se sobre este assunto exaustivamente e diariamente que parece uma novela. Então, como não sou noveleiro, eu resolvi fazer uma Mini-série sobre o tema em três capítulos: o primeiro sobre Aquecimento Global, o segundo sobre Aquecimento Global e Biocombustíveis e o terceiro sobre Aquecimento Global, Biocombustíveis e Falta de Alimentos (a Teoria da Conspiração).

E VOCÊS PODEM CONTINUAR LENDO, pois, será uma MINI-SÉRIE COMÉDIA-DRAMÁTICA-ROMANCISTA, com notações de química. Boa leitura por essas três semanas!

Ismael Raitz – Autor (o mequetrefe que posta aqui).


CAPÍTULO UM
(Que falta o frio nos faz?)

É abril de 2008 e a “lua cheia amarela” ferve sobre as cabeças dos transeuntes (gostou de como eu lhes chamei) da cidade de Blumenau. Um verdadeiro deserto do Saara: frio pela manhã, altíssima temperatura ambiente durante o dia e frio à noite e de madrugada novamente. Sai-se com casacos, anda-se com eles no braço, na bolsa, no bolso (ops, exagerei) ou deixa-os no encosto da cadeira pelo dia e volta-se com eles no seu devido uso para casa. Sinais dos tempos. Para quem já passou (ainda passa?) por El Niño e La Niña (e até hoje não se conhece quem são seus pais), tudo o que acontece em nosso meio ambiente parece normal.


O tal Aquecimento Global deve-se ao fato de existir ar a nossa volta. Aew, encontramos a solução!!! Vamos morar no vácuo!!! Que tal? Não é bom negócio, por infindos motivos; o relacionado a temperatura é que, sem atmosfera, a temperatura da superfície da Terra seria -18 graus Celsius; geladinho, não? O ar que respiramos e aqueles que não respiramos ganham energia térmica com a radiação vinda do Sol. O calor do interior da Terra também aquece, mas, não se falará disso no momento.


Pensem no seguinte: a radiação extra-terrestre (do Sol, não de Marte) possui algumas divisões; nossa preocupação será com duas delas: luz visível (a que enxergamos no arco-íris) e ultravioleta (UV). Quando esta atingem a superfície em que estamos, elas podem ser absorvidas ou refletidas; sendo refletida, tranqüilo, estamos bem; sendo absorvida, ela retorna à atmosfera num outro tipo de radiação, o infravermelho (IV).

Quis o Big-Bang há muito, muito tempo atrás, que as moléculas de ar do terceiro planeta do Sistema Solar nos tempos contemporâneos absorvessem radiação IV e, com isto, as deixassem agitando-se alucinadamente, o que resulta nesse calor dos infernos que vivenciamos; aliás, dizem que no inferno o calor é maior... só dizem... só dizem.

Todavia, essa energia acumulada pelos gases pode ser dissipada ao espaço, trazendo equilíbrio de temperaturas. Porém, se existem muitas moléculas capazes de absorver radiação IV, não tem jeito, o calor irá ficar por aqui e não será enviado ao espaço, nem com foguete e nem com abdução por OVNI’s.

Antes que vossas senhorias trucidem esse efeito, eu lhes afirmo: isso é fundamental para existir vida no nosso planeta. Ah, sim, essa coisa de entrar radiação UV e visível e parte ser convertida em IV, sendo absorvida pelas moléculas, chama-se EFEITO ESTUFA. E ele é bom, ué! Ele faz parte da turma dos mocinhos! Só que seu equilíbrio foi refeito com o acréscimo de moléculas que absorvem IV. São essas moléculas: gás carbônico, metano, N2O, freons 11 e 12 (CFC’s), e, pasmem, água.


A água também é responsável pelo Efeito Estufa. Porém, ela não é vilã porque sua quantidade na atmosfera é “praticamente constante”. Já o gás carbônico, não; sua quantidade vem aumentando. Sua proporção é de 375 ppm (partes por milhão), isto é, se você vencesse o Big Brother Brasil (R$ 1.000.000), seu gasto num jantar no FROHSINN com aquela gata (ou gato, se você for menina) é o equivalente à quantidade de CO2 que existe proporcionalmente na atmosfera (R$ 375,00). Todas as outras moléculas mencionadas contribuem pouco para o Aquecimento Global, pois, suas quantidades são ppb (partes por bilhão) ou ppt (partes por trilhão) e nem a loteria federal dos EUA premia esse montante para que eu possa fazer uma comparação para vocês.

Tem gente que gosta do calor. Tem gente que gosta do frio. Tocando nesse assunto, frio, leia algumas notícias sobre as geleiras:

As termelétricas a óleo e gás foram acionadas este ano [no Brasil] para suprir a escassez de energia proveniente das hidrelétricas, que estavam em estado de atenção devido ao baixo regime de chuvas”.
NOTÍCIA COMPLETA AQUI! (VEJA on line)
Se foi o CO2 que contribuiu à falta de chuvas no país, ele quer se auto-sustentar: provocou o aumento de si com a queima de combustível fóssil na produção de energia elétrica.

O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente alertou neste domingo que as geleiras e glaciares (...)estudados perderam o equivalente a 1,4 metro de espessura gelo de 2005 para 2006. Um ano antes, de 2004 para 2005, a redução havia sido de meio metro. Pior: entre 1980 e 1999, a média de derretimento anual foi de apenas 0,3 metro”.
NOTÍCIA COMPLETA AQUI! (VEJA on line)
Olha na Charge de Maurício Ricardo como ficará o Brasil se isso não parar! Há benefícios...


Glaciologistas dos Estados Unidos observaram pela primeira vez a drenagem súbita de um lago de degelo na Groenlândia (...). Por cerca de uma hora e meia, o local teve a formação e a extinção de uma queda d’água três vezes mais volumosa do que as Cataratas do Niagara (8,71 milhões de litros por segundo)”.
NOTÍCIA COMPLETA AQUI! (VEJA on line)
Não se assuste! Isso sempre aconteceu, porém, nunca ninguém tinha ficado de plantão para conferir na íntegra como isso era possível. O estudo é de 2006 e servirá de embasamento para a análise de degelos em geral.


O gelo no Oceano Ártico está derretendo de forma muito mais rápida do que os cientistas previam. E esse derretimento já está se aproximando de um ponto sem volta, em que mesmo uma redução na tendência de mudança climática não seria capaz de recuperar os índices normais. O alerta foi divulgado na noite de quarta-feira pelo grupo de preservação ambiental World Wildlife Fund (WWF)”.
NOTÍCIA COMPLETA AQUI! (VEJA on line)
É minha senhora... se gosta de um friozinho, essa notícia não é nada boa.

Uma frente fria no oceano Atlântico, vinda do sul do país, provocou uma forte ressaca na orla do Rio de Janeiro (...), cujas ondas chegaram a três metros de altura durante a tarde (...)”.
NOTÍCIA COMPLETA AQUI! (VEJA on line)


E aí, brother? A swell estava stryle, peguei a quiver, tentei um floater e foi aquela vaca. E olha que eu não sou prego. Cabuloso!

Assim que a corrida terminar – passadas as 23 cidades a serem percorridas – a tocha terá liberado cerca de 5.500 toneladas de gás carbônico na atmosfera”.
NOTÍCIA COMPLETA AQUI! (BLOG CIÊNCIA MALUCA - Revista Superinteressante)
Nem a tocha olímpica passa ilesa pelo problema. A maior parte das 5,5 t vem do combustível queimado pelo avião que a transporta de um país para o outro. Confira se as contas estão certas na Fonte da informação.

Para encerrar o capítulo dessa semana, seguem dois vídeos retirados do Youtube.

ANIMAÇÃO TOCANTE SOBRE UM FUTURO INCERTO.



ÀQUELES QUE CONSIDERAM O TEMA AQUECIMENTO GLOBAL UMA BESTEIRA!!!

Ficam links úteis para maiores informações sobre o assunto:
- Jornada de Iniciação Científica;
- WWF-Brasil;
- Veja on line: Aquecimento Global, reportagem especial (recomendado);



INFORMES
(Utilidades para esta semana)

- Tem vaga de estágio na Coteminas. Se você está na 6ª, 7ª ou 8ª fases do nosso curso de Química e tem interesse, vá ao CIEE de nossa cidade para receber detalhes.

- Palestra do Nuno Cobra na FURB será nesta terça-feira (29 de abril de 2008) com vagas limitadas. Para participar, acesse este sítio e faça sua inscrição. Vagas limitadas. O palestrante já foi preparador físico de Ayrton Senna e outros grandes atletas de nosso país.

Frase da Semana:" Vocês viram alguma coisa? Eu não vi! (risos)"! Disse Pedro, um dos formandos, na segunda-feira depois do Festão da Química (no post abaixo)

Sorte da Semana: "Não chore pelo composto perdido para o papel de filtro ".




Cabou-se por hoje.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

ARRAIGANDO O CURSO
(Que noitada!!! Químicos de três gerações se encontram!)

ATENÇÃO!!! O QUE ESTÁ ESCRITO A SEGUIR É BASEADO (sem duplo-sentido) EM FATOS REAIS. CENSURA: LIVRE!

De repente, quando caímos por si, a Associação Artex já estava reservada para nós e os convites foram lançados e parte deles confirmados na mesma noite. Foi assim que começou a “Festinha”, assim intitulada a festança que foi organizada pelos formandos do Curso de Química deste semestre (o qual eu faço parte). Alguns amigos que fizeram parte de nossa vida universitária e todos os professores do Departamento de Química da FURB foram convidados.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR - Fotos by Priscila

Reservamos uma parte da Associação, a das (duas) Canchas de Bocha. Começamos os trabalhos daquela noite de sexta-feira cedo. Chegamos, pagamos nossas dívidas com o lugar (e nem precisou de cartão corporativo), torramos todo o dinheiro arrecadado (não sobrou para depósito nas Ilhas Cayman), catamos um pedaço de lingüicinha assada, um pouco de bebida e marcamos pegadas numa das canchas.

Aí, amigo e amiga, era quem mais podia catimbar o outro. Faltou habilidade em alguns, sobrou provocações de outros; a torcida era grande para uns, a cancha ficou pequena para tanta jogada ruim. Os boladeiros e ponteiros de fins-de-semana, os criados em bar e os de “de vez em quando” fizeram várias disputas (amadoras), uma mais acirrada que a outra. A partida de destaque foi a com o professor Nelson, de duplas: eu não acompanhei o jogo, mas, sei que a dupla dele perdeu; azar no jogo... Estamos esperando pelos motivos disso na nossa próxima aula de Normalização e Qualidade Industrial: eu creio que, no Ciclo PDCA, faltou imediatamente o “D” (fazer as jogadas como planejado em “P”); hehehe... É brincadeira e, com certeza, o “C” (checar as jogadas) e o “A” (alteração dos erros), ele levou como “Tarefa para casa”.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR - Fotos by Priscila e Leilana

Na outra parte do lugar, a churrasqueira ardeu para assar muita carne. Maionese, pão, salada, ovo de codorna (pensa, no fim da festa, o efeito dessa mistura) e muitos estômagos vazios ficaram à mesa. Ali, a conversa era jogada fora e a comida era jogada dentro... da boca. Ainda não foi reportado nenhum bucho que tenha saído vazio da festa; pudera, foram consumidos 12 kg só de carne para quase 50 pessoas. Depois dizem que o “Fome Zero” não funciona.

Outro momento da “Festinha” foi o “arrasta-pé”. Era professor, professora, formando, formanda e outros acadêmicos gastando a sola do sapato ou tênis no cimento, num corredor estreito com pilares no centro. Uma muvuca nos horários de pico. Como ninguém era um(a) exímio(a) dançarino(a), valia tudo: menos homem com homem e mulher com mulher. O som ficou sendo mecânico, mesmo! Houve boatos durante a semana preparatória de que Xitãozinho e Xororó fariam um show reservado por lá, porém, notícias que nos chegaram foram de que o cachê exigido era muito alto. Quem sabe no baile de formatura, né, pessoal? Para minimizar essa situação, tentamos que o violeiro da turma, também formando, tocasse algo; só que ele nem chegou a ir à festa: preferiu ficar com a esposa e a filhinha em casa; concordemos: também uma boa causa.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR - Fotos by Priscila e Leilana

A galera toda se animou por horas a fio. A bateria de fotos foi grande e cada um teve seu momento Pop-star. O pessoal da empresa contratada para fazer os reclames da Formatura também foi chamado para flagrar os melhores e piores momentos do grupo, inclusive em vídeo. Tivemos direito até a “foto de escadaria”! Olha, eu não quero nem ver o tamanho do estrago que ficaram essas imagens. Não que não tenhamos nos comportado, mas, teve cada “infelicidade” na bocha e na dança, digamos assim. Hahahahaha!

As bebidas estavam melhores que as de muita festa de igreja por aí. Tinha as tradicionais cerveja e refrigerantes. Para “temperar” a situação, caipirinha de vinho com a receita de um de nossos professores. Caipirinha de químico é a melhor que tem. Não contei, mas, foram alguns mililitros de vinho e limões consumidos: para não ficarmos com gripe na gelada madrugada de Blumenau.

Apareceu, ainda, uma 15 aninhos! Ela estava na idade certa. Só dá cadeia se dirigir com ela. Uma cachaça tipo exportação de Luiz Alves, envelhecida em barril de carvalho. Todo mundo estava experimentando normalmente, golinho aqui, golinho acolá. Quando, de repente, uma das formandas resolveu virar o cálicezinho. Aí, ferrou-se! Todo mundo começou a tomar um porretinho também. Em menos de 1 hora, a 15 aninhos estava no osso. Ela era tão docinha, sabe.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR - Fotos by Priscila e Leilana

Ponto forte, também, foi a presença dos professores e professoras. Nós os chamamos e a maioria deles foram. Alguns até com a família. Vocês vêem a menininha na imagem acima? A de verde, a de verde! Uma das mais animadas e que representou o único professor que eu não tenho foto; fazer o quê? A mocinha roubou a cena e o colo de muita gente; ela foi até chamada para dançar... E dançou!!!

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR - Fotos by Priscila e Leilana

Como convidados, convocamos alguns atuais e ex-colegas da turma. É um povo que abandonou o curso há anos e retornou, que ficou por décimos em uma matéria e não poderá se formar (ah, seu professor... que coisa, hein? Hahaha!), que malandrou em outras e teve sua festa de formatura adiada. Tivemos até a presença de um rapaz de Brasília, que está em Blumenau fazendo um trabalho em seu doutorado por aqui; ele é muito “gente-fina”. Apesar de não gostar do trânsito da “nossa terrinha”, ele fez alguns elogios a ela; isso que ele nem viu o que é uma Oktoberfest!!!

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR - Fotos by Priscila e Leilana

No avançado da hora, fim da festa, a peruca Black Power veio à tona. Quase todo mundo vendo estrelas cadentes no céu nublado do Distrito Garcia àquela noite e os bichos mais estranhos surgiram com a tal peruca e o óculos de “infravermelho com visão de Raio-X”. Outra personagem que apareceu no fim foi a Creusa. Creusa tem história para contar, se ela pudesse falar, é claro. Ela é uma boneca de pano feita para dançar. Como a mulherada não negou uma marca durante toda a noite, só no final, mesmo, para a Creusa ter serventia. Oh, evidente: Creusa recebeu algumas declarações de amor.

Enfim, estamos terminando a faculdade. Lá se está indo 5 anos de Universidade (tem gente há mais tempo que isso) e fizemos esse evento para aproveitar os últimos momentos. Depois? Sei lá! Cada um com seu pensamento...

Agora, você deve estar se perguntando: Químicos de três gerações? Resposta: tem os professores, nós acadêmicos e a bebê da foto lá em cima. Ou você pensa que ela não fará química depois desse Festão que aconteceu na última sexta-feira, dia 18 de abril de 2008, que já está na memória fixa do Departamento de Química da FURB?



INFORMES
(Utilidades para esta semana)

- O Félix, o rapaz de Brasília que está na FURB fazendo um trabalho em seu doutorado com o professor Jürgen, fará um seminário na próxima sexta-feira, dia 25 de abril de 2008. O horário e local ainda não estão definidos. Confira, ainda, o tema dele (que foi seu trabalho de mestrado) na divulgação nos murais do Departamento de Química.

Frase da Semana:"Mais uns 5 centímetros de braço e o professor poderia ter ganhado da gente"! Disse Jean, da dupla adversária a do professor Nelson na bocha, ao se despedir do mesmo na Festa.

Sorte da Semana: "Não fique aí sentado à espera de uma Creusa".




Cabou-se por hoje.

domingo, 13 de abril de 2008

PERFUMES VAGANDO NO AR

INCENSO É AVALIADO NO BRASIL
(Não tem essa de “não fede, nem cheira bem”)

Para deixar mais agradável o assunto dessa semana aqui no Blog, ouça um episódio do intransigente chefe Dr. Pimpolho, personagem de Filipe Xavier, apresentado no programa Chuchu-beleza, de várias rádios.



O Ministério da Saúde adverte: cheirar incenso pode causar males irreversíveis à sua saúde. Essa frase é fictícia. Mas, procede. Leia na seqüência:

“Uma avaliação realizada pela Pro Teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, aponta que a fumaça de um incenso pode ser mais prejudicial à saúde do que a de um cigarro. Ao pesquisar os componentes da fumaça de cinco marcas, a associação observou que todos os produtos exalam substâncias altamente tóxicas”.
FONTE: VEJA on line.

As piores substâncias encontradas na fumaça do incenso são benzeno e formol. Um incenso queimado libera aproximadamente 180 microgramas por metro cúbico, o equivalente à fumaça de três cigarros. De formol, cada “palitinho cheiroso” aceso solta 20 microgramas por metro cúbico dele. Um micrograma corresponde a 1000 vezes menos que 1 miligrama ou 1 milhão de vezes menor que 1 grama ou 1 bilhão de vezes menor que 1 kilograma. Parece pouco, não parece? Realmente é! Porém, é suficiente para fazer um estrago enorme a médio prazo.

O benzeno tem história para contar... e das grandes. Eu vou simplificar as coisas aqui. Quando ele está puro, ele é um líquido incolor, vendido em garrafas de vidro de um litro e um ótimo solvente apolar (não se mistura com a água). Como ele é um hidrocarboneto (aromático), assim como a gasolina e o gás de cozinha e o gás natural, é altamente inflamável. Na questão da fumaça dos incensos, isso se torna irrisório. Só que, inalando um tanto desse composto, você pode ter dor de cabeça e náuseas; ele é absorvido pela pele. Contudo, preocupe-se, mesmo, com o fato dele ser comprovadamente cancerígeno.

O formol (formaldeído) é um “conservador de cadáveres”, usado aos borbotões nos tanques de anatomia. Para químicos orgânicos, o formaldeído é o aldeído mais simples da natureza. E não pense que aquelas 20 ug/m3 evitarão que você envelheça. Ao contrário, impedirão você de chegar a tanto. Ele também é carcinogênico. Os males imediatos, mesmo em pouquíssima quantidade no ar, é irritação nos olhos, no nariz e na mucosa. Quando puro, o formol é um gás; comercialmente, é uma solução a 36%, que polimeriza facilmente, ficando sólido.

Esse é o mau do incenso. O bom é o cheiro agradável que ele exala; sem dúvida, é um excelente aromatizador de ambiente. A Pro Teste é uma Organização de respeito e possui uma revista, a qual meu pai assinou por dois anos. Infelizmente, isso não acontece mais. Uma pena, pois, com certeza, na reportagem da Edição de Março/2008 todos os resultados e dados estatísticos estão expostos, como é de costume. Isto é, não é uma pesquisa de "blá-blá-blá".

Como eu sempre sugiro, não deixe de consumir incenso. Como químico em potencial, eu afirmo: tudo o que é excessivo faz mal, até água! Ou ninguém morre afogado? Ou com hemorragia interna se ingerir muito H2O? Use incenso e com moderação.

Para não ficar extenso este texto, leia aqui NESTE LINK quais as marcas de incenso analisadas pela Associação em questão, quais os problemas nas embalagens e o que será feito com estes problemas graves ao consumidor, nós.

FONTES: Pro Teste, Vetec Química, International Occupational Safety and Health Information Centre, Instituto Nacional do Câncer.



ACONTECE NO ORKUT
(Nas comunidades de Química, o que se passa)

ATENÇÃO: TODOS OS LINKS DESTA ÁREA DO POST SÃO DO ORKUT, sítio de relacionamentos da Google. Você precisa estar cadastrado nele para ter acesso às informações.

Tem gente querendo comprar o livro do Solomons, de Química Orgância. Aí, um cara lá colocou dois links para você os ter de graça, em inglês. Aqui está o acesso ao download, por sua própria conta e risco. Pirataria não é legal!

Apareceu também uma dúvida sobre análise orgânica: como reconhecer compostos orgânicos que descolorem o violeta do permanganato de potássio? Neste link.

Você sabe o que é “Fogo Grego”? Neste link, você encontrará uma “grande” explicação sobre ele. Segundo as respostas, é possível fazê-lo em casa ou na escola, com explicação inteligente.

Luminol é uma substância mostrada algumas vezes no seriado americano “CSI: Investigação Criminal”. Tem gente no Orkut querendo sintetizar o tal composto. Clique aqui para saber mais.



INFORMES
(Utilidades para esta semana)

- Na última reunião do Departamento de Química de nossa Universidade, estabeleceu-se definitivamente a mudança da área administrativa (secretaria e sala dos professores) do bloco T para o bloco S. Ela acontecerá entre este e o próximo semestre ou somente no fim deste ano.

- Na mesma reunião, professores e acadêmicos discutiram problemas gerais enfrentados pelo nosso curso. Um encontro para encontrar as devidas soluções será definido adiante.

- O PPGQ (Progama de Pós-Graduação em Química) da FURB ganhou uma sala exclusiva, com projetor multimídia e chaves das portas. Um passo importante do nosso Mestrado, que ganha qualidade tamanha com isso.

- Dia 18 deste mês, sexta-feira, os Formandos 2008-1 e os Professores farão a “Festinha”, assim intitulada. Será na Associação Artex. Terá cancha de bocha, completo serviço de bar e cozinha (com limitações) e música. Aguarde aqui as fotos deste dia.

- Estamos com bolsista nova na Secretaria do Departamento de Química (FURB), à noite. Mariana é o nome dela. A Bruna, a “ex” neste cargo, agora está trabalhando no laboratório de Química Orgânica.

Frase da Semana:"Eu tenho 5 anos (mostrando a mãozinha aberta) e já limpo minha bunda"! Diz a filha de uma mestranda do nosso PPGQ ao ser questionada sobre sua idade; menina divertida. Hahahaha!

Sorte da Semana: "Não tenha relações hexano-água".




Cabou-se por hoje.

domingo, 6 de abril de 2008

PROJEÇÃO IMEDIATA AO VERDE

CARROS A HIDROGÊNIO
(A menor das moléculas é solução ao ambiente)

E tu, Hidrogênio, de modo algum és a menor entre as principais moléculas de natureza, porque de ti sairá um combustível que há de melhorar o ar do povo”. (adaptação de Mateus 2, 6).


Atendendo ao apelo por carros ‘verdes’, a General Motors anunciou nesta quinta-feira um projeto de 160 milhões de dólares que irá colocar em circulação nas ruas da Califórnia (EUA), entre 2012 e 2014, 1.000 veículos movidos a hidrogênio”.
FONTE: Veja.

O Hidrogênio (H2) como combustível é uma alternativa contrária à queima de material fóssil ou orgânico para gerar energia, seja em que situação for. Carvão, petróleo e derivados, biocombustíveis, biomassa, todos estes geram gases poluentes, como o dióxido de carbono (do efeito estufa), monóxido de carbono (mais letal que o íon cianeto), óxidos de nitrogênio e de enxofre (que causam chuva ácida); além destes, pode-se eliminar em águas e solos outras substâncias prejudiciais. São muitas variáveis, mesmo. Por isso é tão complicado evitar e reduzir a poluição do nosso planeta; se fosse simples, esse assunto não estaria nesse desgaste, com toda a mídia batendo na mesma tecla. Entretanto, temos a disposição matérias que são renováveis, que obedecem a um ciclo e, assim, não prejudicam por não haver excedentes, como por exemplo, os biocombustíveis e a biomassa.

A escolha dos carros para utilizarem o Hidrogênio como fonte de energia ao motor foi feita por serem máquinas simples e que demandam de pouca força para funcionarem. O problema, então, está na potência que se quer alcançar para eles. Existem dois tipos de motores que funcionam a Hidrogênio. O primeiro é ilustrado abaixo, o do BMW 745H.


O Hidrogênio tem uma combustão violenta, os passageiros de Zeppelins que o digam. Nesta reação, uma molécula de Oxigênio com duas de Hidrogênio une-se para formar água (H2O) e liberar energia térmica, que move o motor.

O segundo caso de geração de energia com Hidrogênio diz respeito às células combustíveis. Com alto custo para serem fabricadas, elas fazem com o Hidrogênio e com o Oxigênio uma pilha. Isso mesmo! Um deles será o pólo positivo e o outro o negativo; a energia elétrica produzida é o que faz o motor funcionar. O produto formado também é água. Veja o esquema abaixo (Clique nela para ampliar).


Agora, uma pergunta: se é uma maneira tão limpa de gerar energia, por que ela ainda não é aplicada? As respostas para tal questão podem ser: “quem detém dessa tecnologia quer cobrar caro, ter retorno de seu investimento e não é possível a nações mais pobres pagar esse alto preço”, ou, “o material para fabricar esses motores e tanques de hidrogênio não são baratos”. É nesse sentido. Porém, vejam só, é até irônico, o maior motivo é a própria natureza.


O átomo de Hidrogênio é o mais abundante da Terra, mas, o gás hidrogênio, não o é. Para fabricar gás hidrogênio e colocá-los em cilindros, existem vários procedimentos e todos eles exigem, ou substâncias caras e de difícil obtenção, ou consumo alto de energia elétrica. Na primeira situação, produzir tais compostos forneceria, ainda, outras moléculas poluidoras como resíduos industriais. Na segunda, o saldo de energia não é positivo, isto é, seria gasto mais energia para fazer hidrogênio do que ela seria produzida nos carros através dele. Das duas, a última opção é a melhor, por usar água como matéria-prima; o problema é o que é consumido para gerar o excedente de energia elétrica para o processo.

É assim mesmo, um assunto delicado. O fato é que ainda há muitas pesquisas na área, para melhorar o desempenho do que já existe. Pensando verde.

A propósito, este é um ótimo tema para prática de Físico-Química do curso de química.

FONTES: Veja (2002), Ciberia, Nota Positiva, Wikipedia.



INFORMES
(Utilidades para esta semana)

- Dia 18 de abril de 2008 tem festa de química, organizada pelos formandos desse semestre. Quem quiser um lugar ao sol, fale comigo (Raitz).

- A Organização da SBQ-Sul, que será aqui em Blumenau, continua suando a camisa para que aconteça o melhor evento de química até então no sul do país. São esperados mais de 1 mil participantes, conforme prognóstico das últimas edições.

- Existem concursos públicos da Prefeitura Municipal de Blumenau. Acessem este sítio (da FURB) para lerem os editais.

Frase da Semana:"Eu continuo gostando de mulheres e a minha namorada continua gostando de mim"! Disse-me um amigo, que eu não vou dizer o nome porque, senão, ele não vive para ver o amanhã... hehehe.

Sorte da Semana: "Veja o desconhecido com lâmpadas de U.V. (comprimento de onda: 254 nm)".




Cabou-se por hoje.